Diferença entre Artéria e Veia

Muitas pessoas se confundem sobre a diferença entre artéria e veia. Sabemos que de modo geral, não é tão fácil distinguir e perceber a diferença que há entre ambas. Suas funções e características são totalmente diferentes uma da outra. Para melhor entendimento, neste artigo nós iremos explicar a diferença entre artéria e veia!

Diferença entre Artéria e Veia
Diferença entre Artéria e Veia

Confira se você já sabe qual a ➜ Diferença entre Emergência e Urgência!

Diferença entre Artéria e Veia

Artéria e Veia, ambas são tipos de vasos sanguíneos importantíssimos para o ser humanos. 

Esses vasos servem para levar e trazer o sangue, assim como também os vasos capilares, que servem como exemplo de vaso sanguíneo, tendo como função levar o sangue em pequenas e constantes quantidades para as extremidades do corpo. 

Levando para a estrutura dos vasos sanguíneos, você já deve ter visto uma imagem mostrando as artérias e veias do corpo, sendo designadas pelas cores vermelha e azul, respectivamente. 

As cores vermelho e azul, se dão por causa da função de cada uma delas e também dos elementos que são transportados dentro das mesmas. 

Abaixo, entenda detalhadamente a diferença entre artéria e veia.


Artérias

As artérias são vasos sanguíneos, responsáveis por conduzir o sangue para fora do coração. Na medida que o sangue sai do coração, essas artérias tornam-se de menor calibre e cada vez mais ramificadas. 

Quando o coração bombeia o sangue, ele bombeia este sangue diretamente nas artérias com uma grande pressão, para que assim, as artérias possam conduzir o sangue na direção dos tecidos. 

Esse processo poderia danificar as artérias, caso elas não possuíssem paredes elásticas e forte. 

Nesse vaso sanguíneo, percebe-se que sua túnica média é bem mais desenvolvida se comparado à outros tipos de vasos sanguíneos.

Há vários tipos de artérias em nosso corpo:

  • Artérias pulmonares;
  • Artérias sistêmicas;
  • Arteríolas;
  • Artéria aorta.

Veias 

Assim como as artérias, as veias também são vasos sanguíneos. No entanto, elas são responsáveis por conduzir o sangue proveniente dos tecidos para o coração. Ou seja, são as veias que transportam o sangue de volta ao coração, e removem todas as toxinas dos tecidos para que elas sejam eliminadas. 

Geralmente, o sangue transportado pelas veias é rico em gás carbônico, mas, pobre em nutrientes. 

Se comparada às artérias, vemos que a túnica média das veias é bem menos musculosa e com menos fibras elásticas. 

As paredes das veias são formadas por três camadas:

  • Túnica íntima;
  • Túnica média;
  • Túnica adventícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *