Diferença entre Chefe e Líder

Buscando a diferença entre chefe e líder? Muitas vezes as pessoas confundem esses dois termos! Eles são bastante usados no setor de trabalho e embora estejam inter-ligados há uma certa diferença entre chefe e líder. Abaixo, você confere detalhadamente essa diferença! 

Diferença entre Chefe e Líder
Diferença entre Chefe e Líder

Qual a diferença entre Chefe e Líder?

Cargos de chefe e líder no geral, são desejados por todos de um setor de trabalho, não é mesmo? Embora pareçam ser a mesma coisa, chefe e líder possuem significados distintos. Ou seja, chefe é chefe e líder é líder!

✓ Você já sabe qual a Diferença entre Faculdade e Universidade?

Mas para saber a diferença entre chefe e líder, é necessário compreender as principais características que separam ambos. Além disso, é necessário estar ciente que entre seus diversos aspectos, as habilidades e comportamentos estão muito próximos um do outro. 

É unicamente nas ações, que poderemos diferenciar um chefe de um líder, ou vice-versa.


Chefe 

Chefe é a autoridade máxima dentro de uma empresa. É o chefe que possui uma figura centralizadora, além disso, é ele que toma todas as decisões da empresa e que precisa aprovar tudo que os funcionários fazem.

Características:

  • Comanda as pessoas, impõe ordens e é autoritário, remetendo-se a um cargo de posição hierárquica;
  • Geralmente centraliza o poder e pensa apenas em resultados e lucros;
  • Tem autoridade, o direito legal de tomar determinadas decisões;
  • Espera obediência do colaborador e demanda que as atividades sejam feitas de acordo com as suas ordens e no momento em que ele pede;
  • Vangloria-se quando algo o objetivo é alcançado, e se exime de responsabilidade quando dá algo errado.

Líder 

Ao contrário do chefe, o líder não é necessariamente uma autoridade máxima da empresa ou organização, mas sim uma espécie de guia/orientador. 

Todas as decisões da empresa passam a ser tomadas em conjunto, e é o líder que ouve e pondera a opinião de todos os membros ali presente.

Características:

  • ‘Conduz’ as pessoas a se inspirarem, remetendo-se a uma posição de grande influência e impacto no grupo;
  • Motiva sua equipe, mostra o caminho a ser seguido e vai junto, pois só assim consegue alcançar os resultados almejados;
  • Assume a responsabilidade junto com a sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é conquistado;
  • Foca no desenvolvimento das pessoas e no negócio. Estimula as pessoas no desenvolvimento das estratégias da empresa.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *