Diferença entre Comunismo e Socialismo

Existe sim uma diferença entre comunismo e socialismo. Esses são termos são termos que possuem divergências pontuais, isso graças às formas de compreensão da realidade. Abaixo, veremos detalhadamente a diferença entre comunismo e socialismo. Quer compreender melhor? Então siga conosco! 

Diferença entre Comunismo e Socialismo
Diferença entre Comunismo e Socialismo

Veja se você já conhece a Diferença entre Moral e Ética!

Diferença entre Comunismo e Socialismo

Apesar de ambos almejarem a distribuição igualitária de propriedades e riquezas para a sociedade, em contrapartida se divergem a respeito de quem organizaria essa transformação. 

Como já dito, Comunismo e Socialismo são termos parecidos, mas isso não que dizer que seus significados sejam os mesmos. 

Abaixo, iremos explicar melhor a diferença entre comunismo e socialismo, que, segundo a maioria dos teóricos socialistas, para se chegar a uma sociedade comunista é preciso antes, passar pela etapa do socialismo. 


Comunismo 

O Comunismo pode ser definido como um tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades ainda presentes na sociedade deixaram de existir após essa implantação. 

Ao ver de muitas pessoas, essa ideia comunista está muito longe de acontecer, ou até mesmo, seja impossível de vir à prática, pois, a intenção que o comunismo tem de banir todas e quaisquer diferenças entre os homens acaba fazendo com que muitos enxerguem como uma utopia. 

Para uma melhor compreensão, o comunismo é a ideia de fazer o bem, de não haver indiferenças na sociedade, não haver classes sociais, porque todos serão iguais e terão as mesmas oportunidades. 


Socialismo 

O Socialismo surgiu no final do século XVIII, e é considerado uma doutrina política e econômica. Se caracteriza pela ideia de transformação da sociedades através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo assim, a desigualdade entre os ricos e pobres. 

Ele é caracterizado pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e a instalação de um estado forte (“ditadura do proletariado”), capaz de consolidar o regime e promover a diminuição da desigualdade social. Aos poucos essas ideias se transformariam em partidos políticos organizados.

Uma outra característica bastante importante do Socialismo, é que o controle de renda, o comércio e a indústria seriam totalmente comandados e controlados pelo Estado. 


Alguns partidos Comunistas e Socialistas presentes no Brasil 

No nosso país, existe partidos Comunistas, assim como também Socialistas. Abaixo você confere alguns deles:

  • PCB – Partido Comunista Brasileiro;
  • PC do B – Partido Comunista do Brasil;
  • PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados;
  • PSOL – Partido Socialismo e Liberdade;
  • PSB – Partido Socialista Brasileiro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *