Diferença entre DOC e TED

A maioria das pessoas costumam se questionar sobre a diferença entre DOC e TED na hora de escolher a modalidade de uma transferência bancária. Se você também tem dúvidas sobre a diferença entre DOC e TED, continue conosco para saber como funciona cada uma dessas transações. 

Diferença entre DOC e TED
Diferença entre DOC e TED

Diferença entre DOC e TED

As operações DOC e TED, foram criadas para facilitar a transferência entre diferentes bancos. Ambas, são consideradas as saídas mais seguras para quem deseja evitar a transportação de dinheiro e as longas filas nas agências. 

Mas afinal, qual é a diferença entre DOC e TED? Continue conosco para conferir detalhadamente cada uma deles. 

O que é DOC? 

O Documento de Ordem de Crédito, mais conhecido como DOC, é uma transferência bancária bastante utilizada hoje em dia. Essa transferência tem um limite máximo que é de até R$4.999,99, onde é feito do seu banco para outro diferente. 

O DOC só  pode ser feito por instituições que sejam autorizadas pelo Banco Central. Quando a transferência é realizada até as 21h59 de um dia útil, o valor é creditado na conta do beneficiado no dia útil seguinte. Após esse horário, além dos finais de semana e feriados, o dinheiro só será transferido após o segundo dia útil. 

Uma das vantagens do DOC, é que caso você queira cancelar a transação bancária isso é possível, pois,  ele não é realizado em tempo real, o que torna ainda mais seguro e vantajoso. 

O que é TED? 

TED é a abreviação de Transferência Eletrônica Disponível. A mesma, foi criada no ano de 2002 pelo próprio Banco Central.  A TED surgiu para dar ainda mais agilidade às transferências de valores acima do limite estipulado do DOC, que é no valor de R$4.999,99. 

Como você já pôde notar, diferente do DOC o TED não tem limite. Você pode transferir o valor que quiser, para qualquer banco. E o melhor, tudo isso acontece no mesmo dia. Mas em compensação, a transferência não pode ser cancelada. 

Porém, é importante lembrar que o valor transferido só cai na conta no beneficiado se for feito até as 17h.

Se caso você agendar um TED depois do horário mencionado, a transferência fica agendada automaticamente para o dia seguinte.


Qual a taxa de transferências do DOC e TED?

Ambos os serviços de transferências estão sujeitos a cobranças de taxas. Essas taxas variam de acordo com o banco em questão e o pacote de serviços contratados por cada cliente. 

Pesquise as regras do seu banco, e veja qual a melhor opção para você! 

Tem mais dúvidas? Então fica ligado nas próximas publicações do DiferençaEntre.com

 

 

5 respostas para “Diferença entre DOC e TED”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *