Diferença entre Eficiência e Eficácia

Qual a diferença entre eficiência e eficácia? Duas palavras que as pessoas costumam usar se referindo a mesma situação, porém, as  possuem significados distintos que precisão ser compreendidos! Muita gente possui dúvidas, mas afinal, qual a diferença entre eficiência e eficácia?

Diferença entre Eficiência e Eficácia
Diferença entre Eficiência e Eficácia

Como dito anteriormente, muitas pessoas acabam se confundido na diferença entre eficiência e eficácia, sendo consideradas sinônimos, por elas serem termos semelhantes.

✓ Veja se você já conhece:

Porém, é importante lembrar que esses dois conceitos não tem o mesmo significado. De uma maneira mais simplificada e de melhor entendimento, eficiência significa fazer alguma tarefa bem feita, enquanto eficácia significa fazer o que precisa ser feito. 

A seguir, você entenderá melhor a diferença entre eficiência e eficácia!


Eficiência 

Eficiência significa nada mais nada menos, que o modo como determinada atividade é realizada, se trata do meio, não o fim.

Ou seja, a eficiência é o processo no qual aquilo que foi planejado está sendo executado da melhor maneira, ultrapassando o esperado para tal ato. 

Veja um exemplo de situação eficiente:

Uma construtora planeja a construção de um prédio e finaliza em tempo menor do que o esperado. Esta construtora foi eficiente.


Eficácia 

Diferente da eficiência, a eficácia tem relação com o resultado referente a uma atividade. Ou seja, é o fim e não o meio. 

A eficácia é atingida quando consegue atingir o objetivo esperado para aquela atividade. Se caso você tenha conseguir atingir o fim do seu projeto, serviço ou plano esperado, significa que foi eficaz.

Usando o mesmo exemplo anterior, veja do lado eficaz:

A construtora planeja a construção de um prédio e o finaliza com todos os requisitos planejado. Ela foi eficaz, atingindo o objetivo inicial. 


Afinal, qual a diferença entre Eficiência e Eficácia? 

Para que você possa entender melhor a diferença entre eficiência e eficácia, veja em termos gerais o significado de cada um desses termos:

Eficaz (adj.) – É algo adequado para atingir um propósito, de modo a alcançar o resultado pretendido ou esperado.

Eficiente (adj.) – Quando a tarefa é executada da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.

Viu como é fácil, distinguir a diferença de cada uma dessas palavras? Agora, você não irá mais errar quando precisar utilizá-las! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *