Diferença entre Ética e Moral

Embora muitos não saibam, há sim uma diferença entre ética e moral. Neste post, vamos esclarecer melhor a diferença entre essas duas palavras, explicando de forma simples e rápida o significado de cada uma delas. Continue conosco para ficar por dentro dos conceitos da diferença entre ética e moral

Diferença entre Ética e Moral
Diferença entre Ética e Moral

Qual a diferença entre ética e moral? 

Os termos “ética” e “moral”, são classificados como sinônimos, mas, embora estejam interligados entre si, são dois conceitos totalmente diferentes. Por isso, é muito importante está ciente da diferença entre ética e moral, para que não confundam um com o outro, usando-os em momentos errados. 

Descubra outras regras:
Entenda a diferença dos Porquês

Diferença entre Ética e Moral

No contexto filosófico, a ética está relacionada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, ou seja, a ética nos diz como devemos viver em sociedade ou/e em conjunto, com pessoas.

Já a moral, é o conjunto de princípios, regras e valores baseados nos costumes e na cultura estabelecida por cada sociedade. 

Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Enquanto a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”. 

Abaixo, você poderá conferir detalhadamente a diferença entre as duas palavras e seus conceitos.


O que é ética?

A ética significa unicamente o conjunto de valores e regras, que são definidas por um determinado grupo ou cultura, onde é comum a todos os que fazem parte desta sociedade. 

A ética é responsável por na maioria das vezes, definir certas condutas do nosso dia a dia. 

A palavra ética se origina do grego ethos. Em sua etimologia, ethos significa a morada, habitat, refúgio, ou seja, o lugar onde as pessoas vivem/habitam. Mas, de acordo com muitos filósofos, a palavra refere-se a “caráter”, “índole”, “natureza”. 

Exemplos de ações éticas:

  • Respeitar o próximo; 
  • Pagar dividas corretamente; 
  • Respeitar os mais velhos, 
  • Não prejudicar pessoas.

O que é Moral? 

Moral é simplesmente o conjunto de regras, que são aplicadas no cotidiano das pessoas e usadas continuamente por cada cidadão. 

São essas regras que orientam o comportamento de cada indivíduo dentro de uma sociedade, conduzindo as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, bom ou mau. 

Os princípios morais de uma pessoa, nada mais é do que os valores em que ela acredita.

Exemplos de ações morais:

  • Levar uma senhora ao outro lado da rua ;
  • Doar roupas a um pobre;
  • Participar de uma campanha;
  • Ser voluntario;
  • Ajudar um colega de turma que tem dificuldades em alguma disciplina.

 

Viu a diferença entre ética e moral? Agora você não corre o risco de confundir essas duas palavras! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *