Diferença entre Grafite e Pichação

Embora muitos não saibam, há diferença entre grafite e pichação! É de suma importância conhecer a diferença entre essas duas artes, que muitas vezes acabam sendo chicoteadas como vandalismo. Todas essas formas, são consideradas como manifestações artísticas. Mas afinal, qual a diferença entre grafite e pichação? Saiba a seguir!

Diferença entre Grafite e Pichação
Diferença entre Grafite e Pichação

Diferença entre Grafite e Pichação

Muitas pessoas ainda confundem a diferença entre grafite e pichação. É importante lembrar que embora essas atividades possuam um “ar” de “a mesma coisa”, seus significados são bem distintos e cada uma delas possuem suas particularidades. 

✓ Veja também a Diferença entre Amor e Paixão!

Ambas são pinturas feitas com tintar spray ou de latas. Além disso, todas as duas são manifestações que nasceram ainda no século XX, dentro de uma produção cultural urbana. No entanto, nos dias de hoje uma é mais aceita do que a outra. 

A principal diferença entre grafite e pichação, é que o grafite está diretamente relacionado à imagem, enquanto a pichação advém da escrita. 


Grafite 

O grafite é uma arte que está relacionada e baseada em desenhos e figuras, que são pensados e elaborados. Muita vezes, os grafiteiros demoram dias para terminar suas artes. 

A tinta mais usada entre eles, é o spray em lata. Além disso, há também um produto chamado látex, que é aplicado sobre máscaras vazadas, para demarcar a refião a ser pintada. 

Tipos de Grafite

Os grafiteiros utilizam alguns termos e gírias para identificar um grafite. Confira alguns deles:

  • 3D – Estilo de arte tridimensional, o efeito é gerado através de tonalidades diferentes de brilho e sombra das letras;
  • Asdolfinho – Visa a pintura animal, este estilo de grafite que foi desenvolvido pelos americanos;
  • Bite – Influência em um estilo de outro grafiteiro ou writer;
  • Bubble Style – letras arredondas, mais simples e “primárias”, no entanto, é um dos estilos mais aplicados nos grafites de hoje em dia;
  • Cap – Cápsula aplicável as latas para a pulverização do spray. A variação de pressão determina se o traço é mais suave ou grosso;
  • Characters – Representação através de retratos, caricaturas, ou bonecos pintados a grafite;
  • Degradé – é um tipo de efeito de transição de cores sem a adição de um corte direto. O efeito também pode ser conseguido através da graduação de uma mesma cor, mas em tons diferentes.

Pichação 

Diferente do grafite, a pichação não é autorizada no Brasil. Apesar disso, para muitas pessoas esse tipo de arte é considerado simplesmente uma diversão, ao contrário de outras que encaram como uma forma de protesto à sociedade. 

No grafite, são feitas imagens, já na pichação, são escritas frases e códigos. Confira algumas imagens que retratam a pichação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *