Diferença entre Roubo e Furto

Duas das palavras que mais confundem:  roubo e furto. Ambas possuem significados diferentes, onde você precisa ter atenção antes de citá-las. A diferença entre roubo e furto pode ser pequena, mas, é necessário que você esteja ciente de cada uma delas. Para isso, confira nosso post, onde iremos lhe explicar qual a diferença entre roubo e furto

Diferença entre Roubo e Furto
Diferença entre Roubo e Furto

Qual a diferença entre roubo e furto?

De forma bem resumida, a diferença entre roubo e furto está relacionada como cada um desses atos completamente ilícitos são praticados por tal pessoa. 

O furto ocorre quando não há um episódio de violência ou ameaça contra a vítima. Ele é caracterizado pela ação de tirar de outra pessoa algo móvel que lhe pertença, sem a sua permissão, com o objetivo de ficar para si aquele bem furtado. 

Já o roubo, consiste no ato de ameaça ou violência contra quem está sendo roubado, ou seja, contra a vítima. 


O que é furto?

Como você já pôde observar anteriormente, o furto se resume à obtenção ou a apropriação de coisa alheia, desde que ocorrida sem ameaça à pessoa que até o momento era a proprietária daquele bem. 

Vejamos um exemplo:

Ana Clara entra em uma loja de cosméticos e, aproveitando-se que a vendedora estava distraída, pega um batom e foge do local.


O que é roubo? 

A palavra roubo por si só, já caracteriza o tamanho da gravidade do ato. O roubo é considerado um crime ainda mais grave que um furto. 

No roubo há uma ameaça maior a vítima em que foi tirada o seu pertence, podendo acarretar ameaça ou até mesmo violência física contra quem foi roubado. 

Vejamos o mesmo exemplo citado acima, só que de forma mais grave (roubo):

Ana Clara entra na mesma loja de cosméticos, porém, agora vai com uma faca ou revólver e ameaça os funcionários e clientes que ali estão.

Aproveitando-se da grave ameaça feita, Ana Clara pega o batom e foge do local.

E ai, percebeu a diferença entre roubo e furto? Agora que já esta ciente, não ficará mais em dúvida quando precisar citar uma dessas palavras. 

4 respostas para “Diferença entre Roubo e Furto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *