Qual a Diferença entre Trabalho e Emprego?

Não sabe qual a diferença entre trabalho e emprego? Ambos os termos estão relacionados com o âmbito do mercado de trabalho. Porém, possuem significados distintos, onde precisão ser compreendidos por uma boa parte das pessoas.  Neste post explicamos detalhadamente qual a diferença entre trabalho e emprego

Qual a Diferença entre Trabalho e Emprego?
Qual a Diferença entre Trabalho e Emprego?

Embora muita pessoas acharem que trabalho e emprego são as mesmas coisas, eles possuem significados diferentes um do outro. E para você que está no mercado de trabalho, é importante conhecer qual a diferença entre trabalho e emprego

✓ Você já sabe qual a Diferença entre Chefe e Líder?

Diferença entre trabalho e emprego

É bastante comum ver as pessoas utilizarem trabalho e emprego como sinônimos. Mas, é importante lembrar que cada um deles possuem seu significado, que inclusive, é fundamental para que você decida qual dos dois estilos combina mais com você!

Essa troca de “sinônimos”, acontece porque ambas as palavras são empregadas com o mesmo sentido daquela função que as pessoas desempenham todos os dias. 

Porém, há sim uma certa diferença entre esses dois termos. Enquanto uma fala de trabalho exclusivo por renda, a outra está relacionada unicamente naquilo que é feito por aptidão e prazer. 


Significado de Trabalho 

A palavra trabalho, é definida como uma ou qualquer atividade físcia ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo, chegando ao seu objetivo. 

O trabalho não ter valor financeiro fixo, mas pode ser remunerado. Ou seja, quem trabalha não quer dizer que está empregado.

Um exemplo que podemos citar para que você entenda melhor, é o trabalho voluntário. Nele, os voluntários trabalham na maioria das vezes por amor, e não pelo recebimento de dinheiro. 


Significado de Emprego 

Diferente do trabalho, o emprego gera um salário fixo para aquele que está exercendo a atividade.

No geral, o emprego é definido como uma relação contratual estabelecida entre o empregador e o empregado, onde este fornece seu serviço, sua força, seu conhecimento, enfim, sua mão de obra ao empregador, em troca unicamente de uma compensação monetária.

A diferença entre o trabalho e o emprego, é que no emprego não é necessário o vínculo emocional por parte daquele que está prestando o serviço. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *