Diferença entre Urgência e Emergência

Uma boa parte das pessoas ainda não sabem distinguir a diferença entre urgência e emergência. Ambas as palavras são termos bastante usados na área de Medicina, sendo que os seus respectivos significados costumam se confundir entre si. Mas como diferenciá-los? Abaixo, você saberá detalhadamente a diferença entre urgência e emergência. Siga conosco! 

Diferença entre Urgência e Emergência
Diferença entre Urgência e Emergência

É claro que você já viu em hospitais, ambulâncias, postos de saúde e prontos-socorros, placas com os enunciados: Emergência ou Urgência. Na maioria das vezes, é mais comum vermos placas com o nome “Emergência”. 

Porém, há também muitos casos onde alguns profissionais da saúde afirmam que determinado caso é urgente.

Ambas as palavras possuem enunciados parecidos, mas isso não quer dizer que seus significados sejam os mesmos. E é justamente por isso que muitas pessoas se confundem a diferença entre emergência e urgência

Mas como diferenciar algo que é urgente de algo que é emergente? Não é muito simples, pois, realmente, seus significados são quase iguais. 

Entenda sobre Urgência

Urgência é um fato onde deve-se tomar uma providência imediata e correta, pois, caso haja adiamento, pode acarretar diversos problemas. 

No âmbito da medicina, urgência quer dizer a ocorrência imprevista de agravo à saúde, em que o paciente necessita urgentemente de uma assistência médica.

Ou seja, quando o paciente está em um estado bastante critico e precisa de atendimento médico adequado para que sua situação não agrave, é chamada de situação de Urgência. 

Exemplos de casos com Urgência:

  • Torções;
  • Fraturas;
  • Luxações;
  • Entre outras. 

Entenda Emergência 

Emergência é quando há situações críticas, de estados agravados, com ocorrência de perigo; incidente, imprevisto. 

Esse é um fato onde não pode em hipótese alguma, aguardar nenhum período para que seja tomada a devida providência. 

Mais uma vez usando o âmbito da medicina para melhor entendimento, a palavra emergência é a circunstância que exige rapidamente de uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, na maioria das ambulância há “emergência” escrito. 

Esta palavra vem do verbo “urgir”, que tem sentido de “não aceita demora”. 


Qual a diferença entre urgência e emergência?

A diferença entre urgência e emergência, concentra-se principalmente no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *